DRESS CODE: COMO ME VESTIR EM UM EVENTO NA PRAIA -KEILA GROTTO

DRESS CODE: COMO ME VESTIR EM UM EVENTO NA PRAIA -KEILA GROTTO – Quando você participa de um evento na praia, como um casamento, existem algumas regras relacionadas ao jeito de se vestir. Muitas vezes, por ser um ambiente fora do comum para eventos mais formais, é difícil entender o dress code do ambiente.

Isso também acontece quando os noivos abandonam as formalidades e não solicitam nenhum tipo de traje específico, o que acaba deixando a maioria das pessoas confusas sobre o que é ideal para se vestir corretamente para esse tipo de atividade.

Uma festa na praia pode ter uma série de possibilidades, desde o formato em que os convidados ficam mais à vontade e no clima praiano, até elementos mais formais, onde é importante pensar em como usar cores e peças de vestuário para não se sair mal.

O ideal nestes casos é conferir toda a harmonização da festa e o estilo que os responsáveis estão escolhendo para que você tome decisões mais assertivas e não fique destoante do evento, evitando assim uma situação constrangedora.

Inclusive, os erros são muito complicados quando falamos de moda, e podem te deixar desconfortável ao se destacar em um ambiente de uma forma negativa. Para isso, saber qual dress code escolher é fundamental para combinar o look com o óculos de proteção com grau.

Tipos de dress code para eventos

O primeiro passo para esse tipo de situação é entender o que é o dress code e como ele funciona. O termo, que significa “código de vestimentas” em inglês, e compreende uma série de detalhes para você não fazer feio em um evento, seja ele mais sério ou descontraído.

Para conseguir compreender melhor esse modelo, existem algumas informações essenciais para ajudar os convidados a se vestirem propriamente para o evento de, por exemplo, uma empresa de estrutura metálica, que será na praia ou em um salão.

Dessa forma, ao entender o tipo de dress code do evento que acontecerá, você pode separar alguns elementos para seu look. Existem diversos tipos de dress code, mas abaixo falaremos um pouco sobre os mais comuns para eventos na praia:

Esporte

O dress code esporte representa um visual mais descontraído, no qual não há a necessidade de formalidades.

Aqui, uma calça social com camisa faz o papel para a vestimenta masculina, sem a necessidade de gravatas ou de peças mais sérias como um blazer. Até mesmo uma camisa polo uniforme pode funcionar bem neste modelo.

Entre as mulheres, o dress code esporte permite variações entre vestidos e macacões, além de calças de alfaiataria, permitindo que você consiga dar uma atenção um pouco maior para esse tipo de atividade.

Esporte fino

O traje esporte fino é ideal para casamentos ao ar livre ou aqueles que são exclusivos no civil. Embora o uso de gravatas não seja obrigatório, este modelo tem um pouco mais de formalidade.

Aqui predominam os ternos alinhados e a alfaiataria moderna para as mulheres, que tem mais variedade de opções do que os homens nesse estilo de vestimenta.

É importante ter em mente que esse tipo de formalidade ainda é leve, e é possível pensar em roupas adequadas para, por exemplo, um evento que conta com estandes para feiras e outros detalhes.

Passeio completo

Trata-se de um dress code clássico e muito utilizado em cerimônias mais tradicionais, principalmente aquelas realizadas à noite e que possuem uma decoração muito mais elaborada e rica em detalhes.

Neste caso, os vestidos longos são a referência para as mulheres, enquanto os homens devem usar ternos completos. A qualidade do tecido também tem um forte impacto nesse tipo de atividade, seja uma festa de empresas de organização de eventos ou outro ramo.

É necessário entender qual será a cerimônia

Por conta das muitas opções que você possui para o tipo de evento que participará, é importante entendê-la para poder escolher uma roupa mais adequada para esse tipo de atividade.

Em um casamento na praia, por exemplo, o primeiro ponto que você precisa compreender é o horário em que a cerimônia começará, bem como a temática da festa. Esse tipo de informação será interessante para você conseguir entender seu código de vestimenta.

Se a festa acontecer de manhã, você pode excluir peças mais elaboradas e finas, adequadas para cerimônias noturnas, por exemplo. Lembre-se, isso vale para o evento de uma empresa de montagem de painel ou para um casamento.

Além disso, é importante adaptar sua roupa para o clima do litoral, para que você consiga fazer com mais qualidade seu visual para a festa, não passando calor ou frio.

Mesmo no caso do passeio completo, com toda sua formalidade, pode ser adaptado a um clima mais praiano, com roupas mais leves e com movimento. De manhã, entretanto, espera-se uma cerimônia com estilo esporte ou esporte fino.

Se a decoração for para o lado mais rústico ou vintage, o uso de cores claras para as roupas pode ajudar a destacar o visual e cair muito bem, sendo uma escolha assertiva para esse tipo de atividade de uma empresa de coleta de resíduos, por exemplo.

Já para cerimônias vespertinas, é importante pensar que, muitas vezes, a festa se estende por boa parte da noite, então o esporte fino é o melhor modelo para conseguir se adaptar com mais qualidade ao horário.

Quanto mais você mesclar entre o casual e a alfaiataria, mais elegante ficará para uma festa nesse tipo de horário, sem roubar o foco da festa ou se destacar de maneira negativa, o que também pode ser complicado.

Looks para outros eventos

Os casamentos não são o único tipo de evento que pode acontecer em uma praia. Por isso, é importante saber como se vestir em ocasiões menos formais e que não exigem um dress code específico, dando muito mais liberdade para as pessoas escolherem seu visual.

Em alguns casos, você pode até mesmo combinar peças de vestuário com roupas de banho, em luais e outros eventos em que se espera aproveitar melhor a praia como um todo, por exemplo, em uma festa de empresa de serviços de contabilidade.

Looks com biquínis

Para conseguir se destacar usando um biquíni, é importante utilizar peças que se encaixem com o visual e criem um destaque maior para seu visual, como a utilização de saídas de banho ou saias muito mais elaboradas.

Com estas peças, você não precisa trocar de roupas para participar do evento, continuando com a peça para aproveitar a praia e manter a elegância e o estilo. Além das peças citadas, os quimonos e os vestidos curtos podem gerar combinações muito interessantes.

Combinações com maiôs

Os maiôs são peças tradicionalmente mais elegantes, o que acaba sendo muito importante para você conseguir trabalhar com qualidade. Por isso, vale apostar em:

  • Vestidos abertos;
  • Saias longas;
  • Camisas;
  • Acessórios variados.

Com estas peças, você consegue mais estilo e requinte com a utilização de maiôs, garantindo um visual muito mais adequado para eventos de qualquer tipo em um ambiente de praia ou litorâneo.

Dentre os acessórios, os chapéus de palha e os óculos escuros estão entre os favoritos. Existem diversos modelos que você pode escolher para conseguir utilizar com mais qualidade e de acordo com seu estilo pessoal.

Além disso, bandanas e outras peças como brincos e colares também podem ser muito interessantes para a utilização com este tipo de visual.

Conjuntos

Os conjuntos combinando são outra tendência de moda para eventos na praia. Os tops que combinam com calças, shorts ou saias estão em alta, dando um toque de verão para seu look de maneira leve e muito mais elegante.

Para estas peças é muito comum usar estampas florais e com cores vivas, passando um efeito divertido e leve para estas combinações. Isso faz produções muito mais frescas e preparadas para curtir um dia na praia.

Shorts

A praia é um excelente local para aproveitar uma roupa mais leve e divertida, que não cubra tanto o corpo e seja bonita e descontraída. Por isso, os shorts tem um grande apelo com o público em geral, atraindo muitos apreciadores.

As opções mais tradicionais são as jeans, mas existem outros materiais muito comuns para utilização em um ambiente de litoral. Estes modelos são muito interessantes para eventos mais descontraídos, como shows e festas em ambiente de praia.

Tecidos de fibras naturais

Os tecidos de fibras naturais são muito importantes para você ter peças mais leves e com muito estilo para a praia. Estes elementos são fundamentais para criar um ambiente adequado para aproveitar melhor a praia.

Considerações finais

Saber se vestir é um processo de aprendizado, e você precisa saber o que usar e quando usar em cada ocasião para poder se sentir bem e confortável com suas roupas. Por isso, é importante conhecer opções e estilos de looks para utilizar.

Em um ambiente de praia, é fundamental que você consiga se sentir mais confortável e esteja adaptado ao ambiente, principalmente em eventos mais formais que exigem um dress code específico.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

FOTOS: PINTEREST

keila

Keila Fernanda, Blogueira e Consultora de Imagem!

No Comments Yet

Deixe uma resposta