CUIDADOS CAPILARES E PSICOLÓGICOS – QUAL A RELAÇÃO?

CUIDADOS CAPILARES E PSICOLÓGICOS – QUAL A RELAÇÃO?-

Os cuidados capilares viraram rotina nesses últimos anos, com diversas dicas para todo tipo de fio.

E não era de se esperar, pois os cabelos são parte do conjunto de elementos que promovem autoestima e bem estar ao indivíduo, além de ser um importante indicador da saúde do nosso corpo e mente.

A mulher principalmente passa por vários estágios da vida, sendo um deles a gestação, que exige cuidados com os cabelos pós parto, que são essenciais para sua saúde e beleza nos próximos anos.

É normal que o cabelo nessa fase caia com mais frequência, mas nem por isso deve negligenciar tais cuidados especiais.

Por isso, se o seu cabelo está diferente, com queda excessiva, enfraquecido ou com dermatite mesmo após ou antes da gravidez, as causas podem estar relacionadas com doenças psicossomáticas, que são um conjunto de consequências físicas de origem psicológica.

CUIDADOS CAPILARES E PSICOLÓGICOS – QUAL A RELAÇÃO?

Não é de hoje que a atenção às madeixas pode fornecer indicativos que nosso corpo não está bem, seja pela falta de alguma vitamina, hábitos alimentares prejudiciais e demais indicativos relacionados à saúde da pessoa.

As transformações na aparência em relação aos cortes e procedimentos químicos podem trazer ao nosso cabelo maior contato com agressões, e comprometendo com seu desenvolvimento saudável.

O estresse é um dos principais fatores psicológicos relacionados a saúde das madeixas,  podendo ser a causa de queda de cabelo

Consequentemente, outros problemas emocionais e traumas psicológicos podem trazer embranquecimento dos fios ou queda acentuada dos cabelos.

No entanto, existem doenças ou distúrbios de causa psicológica que fazem com que as pessoas ”arranquem” os fios, mesmo sem perceber o que estão fazendo. Este ato por sua vez, é chamado de tricotilomania, que tem origem emocional, surgindo e desaparecendo eventualmente.

Assim como a deficiência vitamínica, distúrbios hormonais e hábitos prejudiciais à saúde, lidar com as emoções pode trazer piora em casos de psoríase, que é quando aparecem feridas no couro cabeludo, merecendo uma atenção profissional para analisar esses sintomas.

Existem outras doenças mentais que podem se desenvolver e acometer os cabelos, causando queda capilar grave, podendo ser interessante considerar a possibilidade de transplante capilar.

Como cuidar dos cabelos e da sua saúde mental

A melhor maneira de cuidar dos cabelos é usando produtos que foram comprovados a eficácia e autorizados para seu tipo de fios, mas sem abrir mão dos outros cuidados que devem ser adotados.

Incluir na sua rotina atividades físicas e boa alimentação é uma possibilidade de manter seus cabelos saudáveis, contribuindo também para sua saúde mental.

A depressão é uma doença que compromete nosso estado emocional e físico, necessitando de um acompanhamento multidisciplinar e, às vezes, uma intervenção medicamentosa.

Mesmo o cabelo indicando anormalidade no organismo, tratar adequadamente uma doença mental reflete na saúde do corpo em geral.

Por isso, para saber se a causa da queda de cabelo ou desnutrição capilar pode ser causada por distúrbios mentais, verifique o nível de estresse e ansiedade, a baixa autoestima e rotinas diárias com relação a sua saúde.

Se uma dessas causas apontar para uma dificuldade emocional, procure ajuda, seja de um psicólogo ou psiquiatra para realizar o tratamento adequado.

E não esqueça de se prevenir, adotando uma rotina para cuidados com os cabelos, atividade física regular e uma alimentação saudável.

Um super beijo e até o próximo post!

Me siga em todas as redes sociais e se INSCREVA NO CANAL

Veja também outros posts:

CUIDADOS CAPILARES E PSICOLÓGICOS – QUAL A RELAÇÃO? – AQUI

EVENTO BE CURLY 3 – RESUMO GERAL – AQUI

COMO ENCONTRAR O SEU TIPO DE MÁSCARA CAPILAR! – AQUI

7 FORMAS DIFERENTES DE USAR SEU CABELO CACHEADO –  KEILA FERNANDA GROTTO – AQUI

TOP 5 CREMES PARA CABELO CACHEADO ABAIXO DE 10,00 | SALTO ALTO NA ESTRADA – AQUI

 PRODUTOS PARA CABELO CACHEADO – O QUE USAR? SALTO ALTO NA ESTRADA – AQUI

COMO ENROLAR CABELO CACHEADO COM BABYLISS – AQUI

COMO FAZER PENTEADO COM BABYLISS -CABELO CACHEADO KEILA FERNANDA GROTTO – AQUI

O QUE É PANTOGAR? PRA QUE SERVE | SALTO ALTO NA ESTRADA – AQUI

COMO FINALIZAR CABELO CACHEADO RÁPIDO – SALTO ALTO NA ESTRADA – AQUI

RESENHA MATIZADOR 3D GOTA DOURADA – MATIZANDO O CABELO CACHEADO – AQUI

 

keila

Keila Fernanda, Blogueira e Consultora de Imagem!

No Comments Yet

Deixe uma resposta